top of page
  • Dra. Marina Roizenblatt

COMO FUNCIONA O NOSSO OLHO?


O olho é a estrutura do corpo responsável pela captura das imagens do ambiente ao seu redor e, para exercer esta função, é necessário que todas as suas partes estejam em perfeito funcionamento. O globo ocular, como o próprio nome sugere, é uma estrutura redonda, bem delicada, que fica protegida pelas pálpebras e por um osso chamado de órbita.

A luz que entra no olho deve atravessar à córnea, lente externa do olho, e chegar à íris. A íris é uma estrutura que funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, regulando a quantidade de luz que será recebida dentro do globo ocular por meio de uma abertura chamada pupila. A seguir, a luz atravessa uma segunda lente, o cristalino, que junto com a córnea é responsável pela formação de um sistema óptico de focalização de imagens. Tanto a córnea quanto o cristalino devem ser transparentes e possuirem superfícies lisas e regulares para vermos imagens nítidas. Por fim, o feixe luminoso atinge a retina, fina camada que reveste internamente o olho.

Na retina há milhares de células nervosas que vão conduzir a luz para sua próxima parada, o cérebro. A imagem que chega à retina está de cabeça para baixo, mas o cérebro é capaz de fazer esta correção e inverter a figura para a posição certa. Ao chegar ao cérebro, a imagem que era conduzida através de uma luz passa a ser transmitida através de um sinal elétrico. Ao final de todo este longo caminho, conseguimos decodificar a figura do objeto que está sendo observado pelo olho. Todas as informações fornecidas por este órgão nobre tem um papel muito importante na interpretação do mundo que nos cerca.

bottom of page