Muitas crianças só são levadas para sua primeira consulta oftalmológica quando a professora diz que há uma dificuldade para enxergar a lousa na sala de aula ou quando o pequeno começa a presentar dores de cabeça frequente. Entretanto, este não é o melhor momento da primeira consulta.
Ainda no primeiro ano de vida, o oftalmologista já consegue obter muitas informações durante a consulta do bebê, por exemplo, saber se ele precisa ou não usar óculos. Isso é importante porque a maioria das doenças do olho não dão queixas no começo, além disso, as crianças tem dificuldade de explicar quando não estão enxergando direito.
Como o desenvolvimento cerebral da visão ocorre até aproximadamente os 7 anos de idade, é importante que qualquer alteração ocular seja detectada cedo para permitir um desenvolvimento visual normal na criança. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 10% das crianças abaixo dos 4 anos de idade precisam de óculos, chegando a 20% naquelas com até 10 anos, e 30% nos adolescentes.
Quer saber mais sobre a saúde ocular de seu filho? Agende uma consulta!
Fonte da imagem: https://str8eyes.com/baby-glasses