A cirurgia de catarata é um procedimento amplamente realizado por todo o mundo, uma vez que a catarata é uma condição que tende a aparecer na maioria das pessoas da 3ª idade. Algo que sempre gosto de reforçar aqui é um assunto que discuto frequentemente no consultório: quanto é o momento correto, com qual idade específica, com que o paciente deve operar a sua catarata? Pois bem, não há uma resposta exata para esta pergunta. Por se tratar de uma cirurgia eletiva (não urgente), em geral costuma-se esperar que o paciente sinta que a piora visual causada pela sua catarata esteja prejudicando a realização das suas atividades de vida diária.
Em linhas gerais, a cirurgia de catarata em si consiste em realizar um corte no olho para remover a lente opaca e substituí-la por uma outra lente artificial transparente. Tal lente opaca é a catarata. Ela esta localizada em uma estrutura chamada de “saco capsular”. Durante a cirurgia, este saco deve ser preservado para que ele acomode a nova lente que se vai colocar dentro do olho. Para pacientes que tem catarata nos 2 olhos, o recomendado é que eles operem um olho de cada vez, de modo a permitir com que o paciente se recupere adequadamente de cada um dos procedimentos.
Outro detalhe importante se refere não a cirurgia de catarata em si, mas ao período antes e depois da cirurgia, aos quais chamamos de “pré-operatório” e “pós-operatório”. Tais momentos demandam medidas específicas e o oftalmologista deve orientar o paciente sobre os cuidados que devem ser tomados em ambos os momentos.