Confira a entrevista da Dra. Marina Roizenblatt para a revista oftalmológica “Universo Visual” sobre a importância do uso do simulador cirúrgico de realidade virtual no treinamento dos cirurgiões de catarata e retina.
“Um estudo realizado por Marina Roizenblatt, médica oftalmologista especialista em retina cirúrgica, com doutorado pela Universidade Federal de São Paulo e research fellow pela Johns Hopkins University – e que acaba de ser publicado pela ‘Retina, The Journal of Retinal and Vitreous Diseases’, avaliou, com o auxílio do EyeSi em cirurgia simulada de retina, diferentes intervenções com fellows e cirurgiões seniores avaliando cinco fatores: intervenção de cafeína; propranolol (betabloqueador usado para tratar tremores); privação do sono; ingestão de bebida alcóolica controlada por bafômetro e exercício físico de membros superiores. Nesse estudo, uma das conclusões é que, dentre esses cinco fatores, o que mais interfere na performance cirúrgica é a ingestão de álcool, que, como os demais, teve dose ajustada por peso do cirurgião. “É importante dizer que nada disso poderia ser feito e avaliado num centro cirúrgico real, daí a relevância do simulador também para a pesquisa científica”, destaca Roizenblatt. “Depois que publicamos o estudo, várias outras instituições internacionais nos procuraram, até para avaliar até a questão da ergonomia com o uso do simulador”.
Confira a reportagem na íntegra: https://universovisual.com.br/secaodesktop/materias/952/simuladores-cirurgicos-de-realidade-virtual-no-ensino-da-oftalmologia
Comments