top of page
  • Roizenblatt Médicos

Como os bebês enxergam o mundo? – Parte 1

Você sabia que a visão de um bebê sofre muitas mudanças durante o primeiro ano de vida? Pois é, e isto deve ser acompanhado ao longo das consultas médicas para garantir que a visão do seu bebê está se desenvolvendo adequadamente. Segue abaixo um cronograma geral do que é esperado para cada mês de desenvolvimento visual baseado na idade gestacional corrigida do bebê:

0 – 2 meses:

Consegue ver algo próximo a ele com sua visão periférica (lateral), mas sua visão central ainda está se desenvolvendo. No que se refere as cores, conseguem diferenciar objetos claros de escuros. Formas grandes e cores brilhantes começam a atrair a sua atenção.

2 – 4 meses:

A coordenação entre os olhos da criança ainda está se desenvolvendo, de modo que o bebê no início desta faixa etária pode as vezes parecer vesgo ou com os olhos vagando aleatoriamente para os lados. Na maioria dos casos, isso é normal e tende a sumir com o tempo. Mas se um dos olhos de seu bebê constantemente se desvia para o mesmo lugar, é melhor buscar uma avaliação médica. À medida que sua coordenação visual melhora, a criança começa a ser capaz de seguir adequadamente um objeto em movimento com os seus olhinhos.

Falaremos dos próximos meses do desenvolvimento visual no próximo post.



bottom of page