O tratamento da degeneração macular relacionada a idade (DMRI) é diferente para cada um dos tipos da doença. Em linhas gerais, a doença pode ser dividida em 2 grandes tipos:
DMRI forma SECA: embora muitos avanços estejam sendo feitos nesta área, ainda não há um tratamento para esta forma da doença, mas os auxílios ópticos para visão subnormal podem ajudar a reduzir o impacto que a doença causou na qualidade visual.
DMRI forma ÚMIDA: costumam ser necessário realizar injeções oculares periódicas para que seja feito o controle da doença. Este é o tratamento mais novo e com melhores resultados para a maioria dos casos com este tipo da DMRI. O procedimento obrigatoriamente deve ser realizado por um médico oftalmologista capacitado.
Algumas curiosidades referentes às medicações que podem ser aplicadas dentro do olho:
Atualmente há 4 drogas já aprovadas pela ANVISA para se realizar as injeções.
As injeções costumam causar melhora da visão após o procedimento ser realizado (os tratamentos que eram feitos antes da descoberta de tais injeções apenas diminuíam a perda da visão, mas não causavam melhora).
Após a injeção, o paciente pode ter alguns sintomas leves como pequena vermelhidão ocular, lacrimejamento e sensação de areia. Caso sinta-se dor ocular intensa, piora da visão ou o olho fique muito vermelho e inflamado, é necessário que o paciente procure com urgência o médico que realizou o procedimento.
Comments