top of page
  • Roizenblatt Médicos

Como tratar um olho preguiçoso?

Seguindo a ideia dos posts anteriores, agora vamos falar de como tratar um olho preguiçoso ou ambliope.

Em linhas gerais, a ambliopia geralmente é corrigida fazendo a criança usar seu olho mais fraco e isso é feito colocando um tapa-olho no olho mais forte da criança. Em alguns casos, colírios podem ser usados para desfocar a visão no olho mais forte ou ainda a criança pode usar óculos com lentes que embaçam a visão do olho bom.

A regra de ouro neste tratamento é ter paciência, pois geralmente levam várias semanas a vários meses para fortalecer a visão no olho mais fraco. E o seguimento é fundamental, então lembre-se de sempre retornar a todas as consultas oftalmológicas da criança, de modo que o médico possa manter um monitoramento constante da visão.

Agora aqui vai uma questão importante: se a ambliopia não é tratada adequadamente na infância, a criança vai desenvolver uma visão fraca por toda a vida e o tratamento é muito menos eficaz a partir dos 7 anos de idade.

Além disso, mesmo que os problemas oculares que causaram a ambliopia sejam corrigidos (exemplo: a criança começou a usar óculos), isto apenas não basta e é fundamental que a própria ambliopia seja também tratada.



Comments


bottom of page