O uso prolongado de computadores, smartphones e outros dispositivos digitais pode causar fadiga ocular, queixa frequente nos consultórios oftalmológicos. Aqui estão algumas dicas para minimizar esses efeitos:
1. Siga a Regra 20-20-20
A cada 20 minutos, desvie o olhar para algo a 20 pés (cerca de 6 metros) de distância por 20 segundos. Isso ajuda a relaxar os músculos dos olhos.
2. Posicione Corretamente a Tela
Não mantenha as telas muito próximas do rosto. Esta medida ajuda a manter uma postura correta e reduz o esforço ocular.
3. Mantenha uma boa lubrificação ocular
Pessoas que ficam longas jornadas expostas às telas podem sentir os seus olhos secos, uma vez que todos piscam menos quando estão lendo algo nas telas. É frequente nesta situação que o oftalmologista prescreva lágrimas artificiais a serem usadas durante o período de trabalho. É importante ressaltar que os colírios não são todos iguais e o médico é quem deve dizer qual o melhor lubrificante ocular para cada pessoa.
4. Realize Exames Oculares Regulares
Consultas regulares ao oftalmologista são essenciais para detectar precocemente problemas oculares e garantir que seus óculos ou lentes de contato estão com a prescrição correta.
Adotar essas práticas pode ajudar a proteger sua visão e reduzir os efeitos negativos do uso prolongado de dispositivos digitais.
Fonte Imagem: Freepik
O uso de imagens serve para fins educativos, não visa lucros.