No dia 10/07 se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular, data criada para chamar a atenção da população global para a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.
Segundo dados publicados em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos 2.2 bilhões de pessoas do planeta apresentam algum tipo de deficiência visual para enxergar de perto ou de longe, sendo que metade desse número corresponde a condições que poderiam ter sido evitadas se tratadas precocemente, ou doenças que ainda não receberam o tratamento adequado.
Um dado interessante é que a maioria das pessoas com deficiência visual têm mais que 50 anos, entretanto a perda visual pode afetar indivíduos de todas as idades.
A OMS aponta que as principais causas globais de deficiência visual são as seguintes:
Erros refrativos não corrigidos (graus dos óculos)
Catarata
Degeneração macular relacionada à idade
Glaucoma
Retinopatia diabética
Opacidades da córnea
Tracoma
Neste contexto, destaca-se a importância de cuidar dos olhos no dia-a-dia, devendo-se sempre estar atento a sintomas como: piora da visão, dor no globo ocular, olho vermelho, entre outros. Na dúvida, deve-se sempre procurar um médico oftalmologista para maiores esclarecimentos sobre a sua saúde ocular.
Comments