No exame de óculos, existem basicamente 4 tipos de grau possíveis de serem prescritos: miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Entende melhor sobre cada um desses tipos de grau:
Miopia
Distúrbio visual que faz com que a focalização dos objetos ocorra antes de chegar na retina, a qual fica na parede posterior do globo ocular. Isso pode acontecer por 2 possíveis causas: o olho com miopia pode ser maior (mais longo) que o olho normal ou por um poder de convergência aumentado das lentes naturais do olho (córnea e cristalino)
Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são vistos de modo embaçados
Hipermetropia
Condição em que o globo ocular é um pouco menor (mais curto) do que o normal, fazendo com que a imagem seja focada atrás da retina.
Nessa situação, os objetos distantes parecem com relativa nitidez, mas objetos próximos se tornam mais desfocados
Astigmatismo
Trata-se de uma imperfeição na curvatura da córnea ou das lentes intraoculares.
Se pensarmos no olho normal como tendo o formato de uma bola de basquete, o olho com astigmatismo tem o formato de uma bola de futebol americano.
O astigmatismo faz com que a visão se torne turva para enxergar tanto objetos próximos, quanto longe.
Presbiopia
Erro refrativo que ocorre quando seus olhos começam a, gradualmente, perder a capacidade de enxergar com clareza objetos próximos.
A presbiopia corre em algum momento em 100% da população e costuma ser notada após os 40 anos.
Com o surgimento da presbiopia, o paciente tende a começar a esticar mais os braços para permitir uma leitura mais nítida de objetos próximos.
Você tem algum desses tipos de grau? Quer saber mais sobre o assunto?
Agende uma consulta!
Comments