top of page
  • Roizenblatt Médicos

Já ouviu falar de buraco macular?

Seguindo o fio da meada, estávamos falando no último post sobre uma doença da retina chamada “buraco macular”. E quais são os fatores de risco para esta doença? Como sei que pertenço ao grupo de pessoas que tem maior chance de ter um buraco na mácula?

A idade é o fator de risco mais relevante para o aparecimento de um buraco na macula. Conforme você envelhece, o vítreo (gel que preenche internamente o globo ocular) começa a diminuir de volume e a se afastar da retina. Normalmente, esse processo ocorre sem problemas. Entretanto, às vezes o vítreo pode ficar mais grudado na mácula e quando o gel se solta, faz com que um buraco na parte central da retina se abra. Um trauma ocular, embora menor prevalente, pode também desencadear o aparecimento de um buraco na mácula.

Se, baseado em tudo isso que já falamos, você acha que está com um buraco na sua mácula, então agora é a hora de procurar o seu oftalmologista. Ele vai fazer um exame oftalmológico completo que incluirá a dilatação da sua pupila. Um outro exame muito útil nesse cenário é o OCT (tomografia de coerência óptica), tomografia da retina que diz qual o tamanho do buraco.



Comments


bottom of page