top of page
  • Roizenblatt Médicos

Já ouviu falar de buraco macular?

Buraco de mácula tem cura?

O melhor modo de tratar um buraco macular é através de uma cirurgia de retina chamada “vitrectomia via pars plana”. Neste procedimento, remove-se o gel vítreo (estrutura gelatinosa que preenche internamente o globo ocular) e, após, tira-se, usando-se uma pinça, uma fina membrana que forma a parte mais superficial da retina. A remoção dessa membrana vai ajudar a fechar o buraco. A última etapa é a colocação de uma bolha de gás dentro do olho, que depois vai lentamente sendo absorvida ao longo do pós-operatório.

Outras informações relevantes referentes a cirurgia do buraco macular são:

  • O paciente sai da cirurgia usando um curativo ocular, que logo é removido para que se comece a usar os colírios pós-operatórios.

  • Deve ser necessário que você mantenha a olhando para o chão por alguns dias depois da cirurgia. Isso faz com que o gás que foi colocado dentro do olho fique próximo ao buraco, aumentado as chances de ele fechar.

  • Deve-se evitar mudar de altitude e viagens de avião ou mergulhos são expressamente proibidos. Isso poderia causar uma alteração do tamanho da bolha de gás que está dentro do olho e ocasionar complicações oculares muito graves.

  • A sua visão tende a melhorar à medida que o buraco macular se fechar. Pode levar vários meses para ele terminar de cicatrizar.



コメント


bottom of page