top of page
  • Roizenblatt Médicos

Já ouviu falar de olho preguiçoso?

Você provavelmente já deve ter ouvido falar disso. O nome técnico que damos para “olho preguiçoso” é “ambliopia”.

A ambliopia geralmente se desenvolve desde o nascimento até os 7 anos de idade, é a principal causa de diminuição da visão entre as crianças e raramente afeta ambos os olhos. Esta é uma condição em que há redução da visão devido a um desenvolvimento visual anormal no início da vida, de modo a alterar as vias nervosas que conectam o olho ao cérebro. O olho mais fraco recebe menos sinais neuronais, fazendo com que a capacidade dos olhos trabalharem juntos diminua e o cérebro pode chegar a suprimir ou ignorar a captação de imagem pelo olho mais fraco.

Qualquer coisa que embace a visão de uma criança, de um ou ambos os olhos, pode resultar em um olho preguiçoso. As causas mais comuns são o estrabismo, a grande diferença de grau entre os olhos e a privação visual (como por exemplo devido a uma catarata congênita).

O diagnóstico e o tratamento precoces de qualquer uma das condições citadas acima ajudam a prevenir o aparecimento da ambliopia. Uma vez tratada a condição causadora da ambliopia, costuma-se ocluir o olho bom da criança com um tampão, para que ela desenvolva melhor o olho preguiçoso. O uso de tampão ocular é mais eficaz até os 7 anos de idade, mas os estudos mostram que ele ainda pode ser usado com algum sucesso até aproximadamente os 13 anos de idade.




Σχόλια


bottom of page