1 – Cheque regularmente a sua saúde geral, várias doenças do resto do corpo podem afetar os olhos e vice-versa. Exemplo: cheque com periodicidade os seus níveis de glicose do sangue para evitar problemas oculares causados pela diabetes.
2 – Fique atento para sinais de alarme da sua visão. Caso você comece a subitamente perceber pontos pretos, flashes luminosos ou perceba perda de sua visão, corra para uma consulta oftalmológica.
3 – Evite coçar os olhos, isso pode causar lesões potencialmente graves aos seus olhos, em especial quando coçar se torna um hábito de longa data.
4 – Procure fazer pausas a cada 1 hora enquanto estiver lendo, principalmente caso se trate de uma leitura em telas digitais, como é o caso de computadores, celulares e tablets. As pausas garantem uma melhora da lubrificação dos olhos e diminuem a fadiga da musculatura ocular.
5 – Use óculos de proteção sempre que estiver desempenhando uma atividade na qual haja risco de algo atingir os seus olhos. Os traumas oculares em geral acontecem quando menos se espera.
6 – Caso caia alguma substância química nos seus olhos, primeiro lave abundantemente com água corrente. O próximo passo é buscar imediatamente um oftalmologista.
7 – Apenas use colírios que tenham sido prescritos pelo seu oftalmologista, uma vez que cada um deles tem uma finalidade específica.
8 – Mantenha sempre hábitos de visa saudáveis. Não fumar, evitar a obesidade e manter uma alimentação saudável também ajudam a manter uma boa saúde ocular.
9 – Não compre óculos prontos, a prescrição correta de óculos deve ser individualizada, e portanto feita para você pelo seu oftalmologista.
10 – Visite regularmente o oftalmologista para exames periódicos preventivos. Grande parte das doenças oculares não dará nenhum sintoma.