top of page
  • Roizenblatt Médicos

Mas afinal, o que é dilatar a pupila?

Vamos começar pelas definições: as pupilas são as aberturas redondas e pretas no centro de sua íris (a parte colorida do olho). A pupila aumenta e diminui de tamanho a depender se mais ou menos luz entra no olho.

Para que o oftalmologista examine dentro dos olhos do paciente, mais especificamente veja a parte de traz do olho, as pupilas do paciente devem estar dilatadas (de tamanho aumentado). Os colírios para dilatação pupilar não apenas aumentam o tamanho das pupilas, mas também evitam que elas diminuam quando o médico incide um feixe de luz sobre os olhos do paciente. Tais colírios levam aproximadamente 20 a 30 minutos para atingirem um efeito máximo, então é comum que o oftalmologista faça uma pausa durante a consulta até que o paciente esteja bem dilatado.

E aqui vai uma curiosidade: olhos claros (como azul ou verde) dilatam mais rápido do que olhos escuros.

Não se assuste, enquanto os olhos estão dilatados, a visão ficará embaçada, especialmente para focar objetos próximos. Além disso, a visão ficará especialmente sensível à luz brilhante. Nessa hora, os óculos de sol podem ajudar.

Os efeitos dos colírios que dilatam a pupila duram de algumas a várias horas, isso vai depender do tipo de colírio dilatador usado e de como seus olhos em particular reagem a eles. Outra dica relevante: não é seguro dirigir depois de dilatar os olhos. Portanto, programe-se para no dia da consulta, caso planeje ir de carro, levar um acompanhante que possa dirigir no caminho de volta.



Comments


bottom of page