Muito bem, este círculo tem nome, chama-se halo senil. Trata-se de um anel branco, cinza claro ou azulado que circunda a borda da córnea. Córnea é o tecido transparente que forma a parede anterior do olho. Este anel é formado de substâncias gordurosas, principalmente de colesterol. A córnea geralmente é clara e permite que a cor da sua íris, que fica abaixo dela, apareça com facilidade. Entretanto, quando este anel está presente, pode parecer que sua íris tem duas cores diferentes (a cor branca e a cor original), quando na verdade se trata de uma descoloração na córnea.
Em geral, o halo senil aparece como um curto arco esbranquiçado ao longo da parte superior e inferior da córnea e posteriormente se conecta, formando um anel completo ao redor da córnea. Para quem já viu alguém com halo senil, sabe que essa condição é mais comum em pessoas mais velhas.
E aqui vai o ponto mais importante deste post: geralmente não há motivo para preocupação. Quase todo mundo acabará tendo um halo senil em algum momento da vida. Ele é mais comum em homens e em afro-americanos. Além disso, se você tem outras pessoas na sua família que tem essa condição ou simplesmente alguém com elevação do colesterol na família, você também terá uma chance aumentada de ter um halo senil no futuro.
Acompanhe o próximo post onde vamos continuar falando desse achado ocular tão interessante e frequente na população idosa…
Comments