top of page
  • Roizenblatt Médicos

O GLOBO - No bolso? Entenda as críticas a Michelle Bolsonaro ao guardar prótese ocular

Atualizado: 3 de set. de 2023

Confira agora a matéria que a Dra. Marina Roizenblatt participou no Portal O GLOBO sobre o caso da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro: No bolso? Entenda as críticas a Michelle Bolsonaro ao guardar prótese ocular.

Oftalmologista afirma que objeto deve ser guardado em recipiente higienizado.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) se tornou alvo de críticas depois de pedir a deputada federal e vice-presidente do PL Mulher, Amália Barros (PL-MT), retirasse sua prótese ocular e guardar no bolso em seguida.

— E uma mulher que faz acontecer é a minha vice-presidente Amália Barros (…) mas eu quero você sem prótese. Eu amo vê-la sem prótese, gente. Eu sei que seu trabalho é esse, amiga, mas tira. Deixa eu segurar o seu olho — pediu Michelle.

Amália Barros obedeceu a ex-primeira-dama e entregou a prótese a ela.

— Ela sempre faz isso comigo e eu ainda não aprendi a vir sem prótese — disse Amália.

A médica oftalmologista Marina Roizenblatt, especialista em retina cirúrgica, afirma que a prótese é um material muito delicada e que não é recomendado retirar com frequência o objeto do olho.

Geralmente as pessoas a tiram uma vez por semana, ou apenas quando incomoda ou precisa fazer alguma alteração, como dar uma polida. Porém isso acontece num intervalo grande de seis meses para mais — afirma a especialista.

Quanto ao local de armazenamento, o bolso, como a ex-primeira-dama fez, não é o recomendado devido a presença de bactérias e sujeiras que o local pode conter. Oftalmologistas afirmam que a prótese deve ser guardada em um pequeno recipiente limpo e higienizado, porém não é necessário armazená-la em água.

Não é higiênico guardar no bolso e depois usar. Deve-se lavar a prótese, preferencialmente com um shampoo neutro, antes de colocá-la novamente no olho — diz Roizenblatt.

É importante sempre manter os olhos limpos antes e depois da remoção. Bem como higienizar as mãos com água e sabão.



Comments


bottom of page