top of page
  • Roizenblatt Médicos

O GLOBO - Nova tendência perigosa do TikTok mostra jovens passando protetor labial nas pálpebras

Atualizado: 3 de set. de 2023

Confira agora a matéria que a Dra. Marina Roizenblatt participou no Portal O GLOBO sobre: “Nova tendência perigosa do TikTok mostra jovens passando protetor labial nas pálpebras para ficarem ligados”.

Oftalmologista ouvida pelo GLOBO afirma que a ação pode desencadear ferimentos graves nos olhos, como conjuntivite, ceratite, irritação e queimação.

Uma nova tendência no TikTok tem preocupado médicos pelo mundo. Pessoas estão aplicando protetor labial nas pálpebras para ficarem com os olhos ardendo, dando a sensação de estarem “ligados” e assim passar a noite em claro estudando, por exemplo.

Chamado de “beezin”, a técnica surgiu em meados de 2010, mas tem ganhado milhões de adeptos recentemente com alguns vídeos viralizando na plataforma. Nos Estados Unido, as pessoas usam a marca Burt’s Bees ao redor dos olhos para imitar e intensificar a sensação de estar chapado ou bêbado, além de deixá-los mais alertas.

A oftalmologista Marina Roizenblatt, especialista em retina cirúrgica, disse em entrevista ao GLOBO, que não há evidência que o protetor labial potencialize os efeitos do álcool ou da droga e que nem se pode dizer que a substância pode deixá-lo “acordado”.

— As pessoas vão usar e não vão ter nenhuma das promessas. O máximo que elas vão conseguir é machucar os olhos. Dependendo da substância encontrada nesses protetores labiais, podem ferir a superfície ocular, que é formada pela córnea e pela conjuntiva do olho, podendo causar uma ceratite química, ou seja, uma inflamação da córnea, ou até mesmo uma conjuntivite. Além da queimação e irritação que a reação alérgica pode causar no olho do paciente — explica Roizenblatt.

Entre os sabores principais procuradas pelas pessoas estão a menta e a hortelã-pimenta, que deixam os lábios dos usuários frios e formigando. O mesmo efeito pode ser sentido nas pálpebras quando aplicado ali, pois o óleo de hortelã-pimenta causa uma sensação de queimação que supostamente deixa os olhos das pessoas alertas.

Outra substância também procurada é o mentol pela sensação de frescor que pode deixar os “olhos mais ligados”. No entanto, especialistas afirmam que esse é apenas um efeito temporário que comprime os vasos sanguíneos e consequentemente fará com que os olhos lacrimejem mais para liberar o agente estranho. Seu uso repetido pode ressecar o órgão.

Segundo Roizenblatt, o protetor labial é feito para os lábios e não deve ser aplicado nas pálpebras ou outro lugar a não ser os lábios.

— É meio óbvio que não se deve fazer, muito menos recomendada esta prática. Eles não vão conseguir nada positivo para os olhos, ao contrário, pode ocorrer um quadro clínico grave de visão embaçada, perda temporária da visão, entre outros, precisando procurar um médico especialista para corrigir o problema — diz.

O olho por ser uma área sensível e cheia de nervos, deve-se ter um maior cuidado com tudo que entra em contato com ele. Entre os principais sintomas e incômodos que podem surgir estão as dores, vermelhidão, coceira, visão embaçada, lacrimejamento e sensação de corpo estranho, ou seja, quando há o sentimento de que tem algo incomodando ali.

— Nesses casos de algo entrar em contato com os olhos é necessário parar tudo o que está fazendo e procurar alguma fonte de água corrente, por exemplo um chuveiro ou torneira. É necessário lavar bem a área dos olhos e deixar a água escorrer o produto para a fora da região. Não é recomendado passar a mão ou coçar — explica Roizenblatt.

A especialista ainda afirma que a recuperação pode demorar duas dependendo da gravidade da lesão e do tipo de produto que entrou em contato com o olho, bem como a concentração do mesmo, tempo de exposição e se já havia alguma lesão prévia na superfície ocular.

Um representante da Burt’s Bees disse à Fox News Digital que, embora o produto possa ser 100% natural, “isso não significa que possa cair nos olhos”.

— A Burt’s Bees tA Burt’s Bees testa todos os seus produtos, incluindo o protetor labial de cera de abelha para garantir que sejam seguros para o uso pretendido. Recomendamos que as pessoas usem nossos produtos conforme as instruções — disse.




댓글


bottom of page