top of page
  • Roizenblatt Médicos

O grande mistério da luz azul

Quando você olha para uma tela por horas a fio, seja um computador, TV, celular ou tablet, você fica exposto à luz azul do dispositivo. Algumas notícias alarmistas afirmam que esta tal luz azul pode causar algum tipo de cegueira, mas já digo logo, isso é mentira. Não há evidências científicas de que a luz azul dos dispositivos eletrônicos cause danos aos olhos. Portanto, dispense os óculos que afirmam proteger seus olhos contra a luz azul, não há evidências de que eles sejam eficazes.

Segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia, o que sim há evidências é de que a luz azul afeta o ciclo do sono e vigília do corpo. Durante o dia, a luz azul nos acorda e nos estimula, de modo que muita exposição à luz azul tarde da noite através do uso do seu telefone, tablet ou computador pode dificultar o sono. Algo que pode ajudar são algumas configurações noturnas dos dispositivos eletrônicos que minimizam a exposição à luz azul a noite.

Outro fato interessante: embora as pessoas frequentemente associem a luz azul a computadores e telefones, a maior fonte de luz azul em termos de quantidade é a luz solar. Também não há evidências de que a luz azul emitida pelo sol seja prejudicial. O que sim devemos nos atentar são aos raios ultravioletas emitidos pelo sol, os quais aumentam os riscos de algumas doenças oculares como catarata, tumores no olho e alguns tipos de câncer ocular.

Enfim, os efeitos da luz azul ainda estão sendo pesquisados, mas nada ainda é provado em termos de prejuízo visual.



Comments


bottom of page