Conforme comentamos em nosso post anterior, o jogador de futebol coreano Son Heung-min entrou em campo durante a copa do mundo do Qatar usando uma máscara de proteção preta que chamou atenção daqueles que o assistiam. O acessório também foi usado por outros jogadores e, no caso do coreano, a máscara tinha objetivo de protegê-lo de traumas no rosto, uma vez que o mesmo havia sofrido uma fratura da órbita em uma competição prévia a sua ida ao Qatar.
O termo “fratura de órbita” é usado quando há uma quebra de um dos ossos que cercam o olho. Órbita, portanto, é o nome que damos a cavidade de ossos onde o globo ocular fica alojado. Geralmente, esse tipo de lesão é causado por um trauma em que algo atinge a face na região dos olhos com muita força.
Os sintomas de uma fratura de órbita dependerão do tipo, do local da fratura e da gravidade da lesão. Os sintomas podem incluir:
visão embaçada, diminuição da visão ou visão dupla
hematomas ao redor dos olhos
inchaço da testa ou da bochecha
dormência no lado lesionado do rosto
sangue na parte branca do olho
dificuldade em mover o olho para olhar para a esquerda, direita, para cima ou para baixo
dor intensa na bochecha ao abrir a boca
globos oculares salientes ou afundados
Em casos em que se suspeita de uma fratura de órbita, um serviço médico de emergência deve ser procurado para que seja feita uma avaliação do paciente por diferentes especialistas.
Comments