top of page
  • Roizenblatt Médicos

O que a demência de Alzheimer tem a ver com o olho? – Parte 1

O cérebro tem um papel crítico ao captar as informações visuais que seus olhos coletam e reuni-las em uma imagem que você possa compreender. Esta interligação entre o cérebro e o olho é uma área de intenso interesse tanto para oftalmologistas, quanto para neurologistas.

A pesquisa mostra que as doenças e condições do olho também podem afetar o cérebro (e vice-versa), uma vez que o nervo óptico e a retina são, na verdade, parte do tecido cerebral que se estende para fora da caixa craniana. Além disso, os estudos mostram que a doença de Alzheimer e as demências em geral parecem ter efeitos indiretos na retina, sendo essa uma área muito promissora para pesquisas futuras.

Os exames oftalmológicos podem ajudar a diagnosticar problemas de saúde sistêmicos, como doenças cardiovasculares, fatores de risco para acidente vascular cerebral, diabetes, hipertensão, doenças autoimunes, doenças sexualmente transmissíveis e alguns tipos de câncer. Mas seria o exame ocular capaz de ajudar no diagnóstico da doença de Alzheimer? Nos acompanhe no próximo post para saber mais sobre este tema.



Comments


bottom of page