top of page
  • Roizenblatt Médicos

O que a demência de Alzheimer tem a ver com o olho? – Parte 2

Conforme vínhamos falando no último post, teria o cérebro alguma coisa a ver com o olho? Mais especificamente…será que a doença de Alzheimer, principal demência em termos de prevalência, causaria algum achado no exame oftalmológico?

A doença de Alzheimer é causada por um acúmulo anormal de proteínas no cérebro que mata as células e danifica as conexões entre os neurônios. Os sintomas mais comuns incluem perda de memória, dificuldade de pensar, desorientação e declínio cognitivo. Os sintomas também podem incluir problemas de visão, especialmente problemas com percepção de profundidade. Alguns pacientes desenvolvem dificuldade para ler, seguir objetos em movimento ou têm problemas com contraste. Existem vários tipos de demência, embora a doença de Alzheimer seja a mais comum (é responsável por 60 a 80% de todas as demências).

Muitos estudos recentes têm mostrado a presença de alterações na retina em pessoas com Alzheimer ou outras formas de demência. Em sua maioria, são estudos pequenos, mas estão preparando o terreno para mais trabalhos que devem vir em breve. Os principais achados foram alterações em algumas camadas individuais da retina ou no fluxo sanguíneo dentro do olho. E como detectar tais sinais? Nos acompanhe no próximo post para descobrir…



Comments


bottom of page