Já falamos por aqui em outros posts sobre algumas das estruturas que temos dentro do olho, como por exemplo:
Íris: Parte colorida do olho, tem como sua função controlar os níveis de luz que entram no olho, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica.
Cristalino: Lente transparente e flexível que fica dentro do nosso olho. Tem a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual.
Retina: Camada que reveste internamente a parede posterior do olho. Ela é responsável por transformar os estímulos luminosos captados pelo olho em estímulos nervosos.
E o resto do olho? O que ocupa o resto do espaço do globo ocular?
Bem, o resto do espaço do olho é preenchido por 2 tipos de materiais líquidos: o humor vítreo e o humor aquoso, deixa eu detalhar um pouco mais sobre cada um deles:
Humor aquoso: É um líquido transparente responsável por preencher a parte da frente do olho e pela nutrição das estruturas que ficam em contato com ele. É produzido constantemente por uma estrutura do olho chamada de “corpo ciliar” e da mesma forma é continuamente drenado por uma outra parte chamada de “malha trabecular”, que funciona como um “ralo” para o olho.
Humor vítreo: Ao contrário do humor aquoso, o humor vítreo tem uma consistência mais gelatinosa e ocupa a parte de trás do olho. É este o gel que é retirado na cirurgia de retina chamada “vitrectomia”, uma técnica muito usada no tratamento do descolamento de retina, por exemplo.