top of page
  • Roizenblatt Médicos

O que tem dentro do olho?

Já falamos por aqui em outros posts sobre algumas das estruturas que temos dentro do olho, como por exemplo:

  • Íris: Parte colorida do olho, tem como sua função controlar os níveis de luz que entram no olho, assim como faz o diafragma de uma câmera fotográfica.

  • Cristalino: Lente transparente e flexível que fica dentro do nosso olho. Tem a importante função de regular o foco dos objetos, mecanismo conhecido como acomodação visual.

  • Retina: Camada que reveste internamente a parede posterior do olho. Ela é responsável por transformar os estímulos luminosos captados pelo olho em estímulos nervosos.

E o resto do olho? O que ocupa o resto do espaço do globo ocular?

Bem, o resto do espaço do olho é preenchido por 2 tipos de materiais líquidos: o humor vítreo e o humor aquoso, deixa eu detalhar um pouco mais sobre cada um deles:

  • Humor aquoso: É um líquido transparente responsável por preencher a parte da frente do olho e pela nutrição das estruturas que ficam em contato com ele. É produzido constantemente por uma estrutura do olho chamada de “corpo ciliar” e da mesma forma é continuamente drenado por uma outra parte chamada de “malha trabecular”, que funciona como um “ralo” para o olho.

  • Humor vítreo: Ao contrário do humor aquoso, o humor vítreo tem uma consistência mais gelatinosa e ocupa a parte de trás do olho. É este o gel que é retirado na cirurgia de retina chamada “vitrectomia”, uma técnica muito usada no tratamento do descolamento de retina, por exemplo.



Commentaires


bottom of page