top of page
  • Roizenblatt Médicos

Recomendações importantes sobre o uso de celular na infância – parte 1

Este é um tema muito discutido durante as consultas oftalmológicas na infância. Escuto sempre perguntas como: as telas fazem mal para a visão da criança? Por quanto tempo a criança pode ficar na frente do computador ou do celular durante o dia? Muito bem, é sobre este assunto que vamos tratar nos próximos posts.

O primeiro ponto relevante é: a quantidades ditas “seguras” de tempo de tela variam de acordo com a idade da criança. As diretrizes de 2019 da Organização Mundial da Saúde dão algumas recomendações gerais: elas sugerem que crianças com menos de 1 ano não se exponham a telas e que aquelas mais velhas devem permanecer por um tempo muito limitado na frente dos eletrônicos. Já a Academia Americana de Pediatria não recomenda o uso de telas (com exceção de chamadas de celular por vídeo) em crianças menores de 18 a 24 meses. Algumas recomendações mais específicas são dadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que divide o tempo de uso de telas pela faixa etária, conforme segue:

• Menores de 2 anos: nenhum contato com telas ou videogames; • Dos 2 aos 5 anos: até uma hora por dia; • Dos 6 aos 10 anos: entre uma e duas horas por dia; • Dos 11 aos 18 anos: entre duas e três horas por dia.

Outro detalhe relevante é o conteúdo daquilo que é assistido nos eletrônicos. Deve-se sempre garantir que seja algo educativo, adequado para a faixa etária da criança e, sempre que possível, um adulto deve estar ao lado para monitorar a atividade.



Comments


bottom of page