top of page
  • Roizenblatt Médicos

Recomendações importantes sobre o uso de celular na infância – parte 2

Por que este tema é relevante? A resposta é simples: sabe-se hoje que longas exposições aos eletrônicos pode causar efeitos negativos na saúde ocular da criançada. E nesse post vamos discutir algumas dessas consequências:

  • Miopia

Os estudos mostram que a taxa de miopia tem crescido no mundo todo e isto está intimamente ligado à exposição cada vez mais precoce e por tempo prolongado às telas. Mas não para por aí, não são apenas aos eletrônicos que afetam o desenvolvimento dos olhos, mas também os livros tradicionais e a quantidade de tempo gasto em ambientes fechados em geral. Além disso, estudos mostram que passar um tempo ao ar livre, especialmente na primeira infância, pode retardar a progressão da miopia.

  • Astenopia

O nome é complicado, mas o sintoma é frequente e certamente você já deve ter experimentado em algum momento. Trata-se do conjunto de sintomas que as pessoas sentem quando passam muito tempo olhando para uma tela. Esses podem incluir olhos secos, coceira nos olhos, visão embaçada e dores de cabeça. Mas não se preocupe, eles são temporários e nenhum dano permanente está sendo causado na sua visão. A maneira mais fácil de evitar a astenopia é certificar-se de olhar por pelo menos 20 segundos para um foco distante (mais de 6 metros), como por exemplo uma janela, a cada vez que se completa 20 minutos de trabalho para perto. Essa regra também pode ser aplicada pelos adultos, eu costumo dar essas recomendações sempre no consultório.

  • Distúrbios do sono

O uso de telas a uma distância muito próxima na hora de dormir pode prejudicar a qualidade do sono. E isso é relevante, pois sabe-se que o sono é muito importante para o desenvolvimento mental e motor da criança.




Kommentare


bottom of page