Sabemos que os eletrônicos hoje são parte da realidade do dia a dia da criançada, isso se tornou ainda mais presente no período da pandemia e tudo sugere que esta é uma nova realidade que veio para ficar. Frente a isto, além de estabelecer um limite de tempo para o uso diário das telas e garantir que o conteúdo a que a criança está se expondo seja educativo e adequado, conforme discutido em nossos últimos posts, o que mais podemos fazer para que esta exposição ocorra de modo saudável? Bom, seguem algumas recomendações a este respeito:
Pisque
Piscar ajuda a hidratar os olhos. A cada 20 minutos de telas, olhe para um objeto a 6 metros de distância por 20 segundos enquanto pisca e relaxa os ombros e os músculos do pescoço.
Lubrifique
Se recomendado pelo oftalmologista, use colírios de lágrimas artificiais ao longo do dia. As pomadas de uso noturno também podem ser necessárias em alguns casos de ressecamento ocular severo.
Dê distância
Mantenha o computador ou a escrivaninha a, pelo menos, a distância de um braço. Além disso, garanta que a criança mantém uma boa postura ao usar a tela. A má postura pode causar rigidez muscular e dores de cabeça associadas ao cansaço visual.
Faça pausas
Incentive a criança a fazer pausas e a olhar para objetos distantes durante as pausas.
Mito sobre a luz azul
Não há evidências científicas de que a luz azul proveniente de telas de computador seja prejudicial aos olhos. Assim, não é cientificamente recomendado a utilização de óculos com filtro para luz azul ou qualquer outra proteção ocular especial para uso do computador.