top of page
  • Roizenblatt Médicos

Urina para tratar miopia? Mulher espanhola viraliza ao dizer que usa a técnica contra o problema; veja os riscos

Confira agora a matéria que a Dra. Marina Roizenblatt participou no Portal O GLOBO sobre: “Urina para tratar miopia? Mulher espanhola viraliza ao dizer que usa a técnica contra o problema; veja os riscos”.


Suama Fraile diz que a urina é melhor do que medicamentos por não conter ‘químicos que afetam a saúde’.


A tiktoker espanhola Suama Fraile, que se autointitula, “conselheira metafísica” viralizou na rede de vídeos curtos ao dizer que pingar urina nos olhos pode curar o estigmatismo e a miopia. Segundo ela, o líquido seria melhor no tratamento de problemas oculares do que medicamentos.

“Vou te contar minha experiência. Pingar urina nos olhos de manhã e à noite me curou do astigmatismo e da miopia. Isso é natural, esqueça os medicamentos, eles são químicos e afetam a saúde”, comenta Fraile.

A urinoterapia é uma forma de medicina alternativa que se popularizou no início do século XX após a publicação da obra The Water of Life (A água da vida, em tradução livre), escrita pelo naturopata britânico John W. Armstrong. Suama afirma que, para que a urinoterapia tenha efeito, o colírio deve ser aplicado diariamente, pela manhã e à noite.


Marina Roizenblatt, oftalmologista especialista em retina cirúrgica, afirma que só há três modalidades para tratamento ocular.


— Óculos, lentes de contato e cirurgia refrativa. Nada além disso funciona em termos técnicos ou tem evidência cientifica. É muito raro que uma pessoa tenha infecção ocular, principalmente se for usado a própria urina, porém, isso deve ser evitado e é contraindicado pela medicina — afirma a médica.


Roizenblatt afirma ainda que o paciente pode adquirir uma conjuntivite tóxica, visto que é uma substância que não deveria entrar em contato com o olho, podendo deixá-lo vermelho, com sensação de corpo estranho.

 




Comments


bottom of page