A resposta é: depende.
Primeiro depende do motivo pelo qual a vitamina está sendo usada. A única situação em que há evidências que o uso de vitaminas ajuda na visão é quando o paciente é diagnosticado com uma doença chamada degeneração macular relacionada à idade, forma seca.
E aqui damos um passo atras: o que é degeneração macular? E o que é essa tal de forma seca da doença?
Degeneração macular relacionada à idade (sigla: DMRI) é uma doença ocular que pode causas piora da visão na parte central do campo visual, enquanto a visão periférica costuma estar preservada. Esta é uma doença muito comum, sendo considerada a principal causas de perda de visão em pessoas com 50 anos ou mais.
Existem 2 formas da DMRI, a seca e a úmida.
A forma úmida (aquela em que não adianta tomar vitaminas) é menos comum, mas mais grave. Ela ocorre quando vasos sanguíneos novos e anormais crescem embaixo da retina. Esses vasos podem vazar sangue ou outros fluidos, causando cicatrizes na mácula.
Já na forma úmida (aquela em que é recomendado o uso de vitaminas), é o modo mais comum de apresentação da doença e responde por cerca de 80% dos casos das pessoas que tem DMRI. Ela é caracterizada pelo aparecimento de pequenos aglomerados embaixo da retina chamados de drusas. Casos mais graves da forma seca podem evoluir com atrofia da parte central da retina.
Fonte Imagem: Freepik
O uso de imagens serve para fins educativos, não visa lucros.