top of page
  • Roizenblatt Médicos

Você fuma? Saiba que o cigarro pode estar trazendo malefícios também para os seus olhos. (Parte 2)

Neste post vamos continuar a falar da correlação entre o cigarro e as doenças do olho. Atente para o quão maléfico pode ser o tabagismo para a saúde dos seus olhos.

1. Retinopatia Diabética

Aqueles fumantes que também têm diabetes correm o risco de desenvolverem retinopatia diabética, principalmente se tiverem o diabetes há muito tempo e a doença estiver descompensado. A retinopatia diabética é o nome dado a condição em que os vasos sanguíneos da retina são danificados. Isto faz com que a visão fique embaçada ou distorcida, inclusive podendo levar a cegueira em casos mais avançados.

2. Doenças do Nervo Óptico

As pessoas que fumam correm um risco aumentado de terem problemas no nervo óptico. O nervo óptico é aquela estrutura que conecta o olho ao cérebro, permitindo assim a futura interpretação das imagens. Assim, fica evidente que danos a este nervo podem levar à cegueira.

3. Glaucoma

Glaucoma é uma doença perigosa pois representa a principal causa de cegueira irreversível no mundo. E adivinha só? Há uma associação direta entre o hábito de fumar e a chance de uma pessoa desenvolver glaucoma e esta chance aumenta quando maior for o número de cigarros consumidos e o tempo de tabagismo.

E sinto lhe dizer, mas não para por aqui. O tabagismo é tão prejudicial para a saúde dos olhos que teremos ainda um post final para falar das últimas doenças oculares que estão associadas ao tabagismo…




Comentários


bottom of page