VEJO PONTOS PRETOS FLUTUANDO. ISSO É NORMAL?

Você já percebeu alguma vez pontos pretos flutuantes após olhar para um ambiente claro ou para a tela do computador? Muito bem, esses “pontinhos” são também chamados de moscas volantes

Para entender este fenômeno, precisamos primeiro saber que a parte de trás do nosso olho é preenchida por uma estrutura gelatinosa chamada vítreo. Com a idade, o vítreo vai ficando líquido, o que causa a sua contração e consequente separação da primeira camada que reveste internamente o olho, a retina. A retina é a parte do olho em que se forma a imagem.

Outro fatores, como por exemplo traumas oculares, cirurgias oculares prévias e altos graus de miopia podem acelerar o processo de separação do vítreo da retina.

A contração do vítreo resulta na formação de pontos opacos (sem transparência) que bloqueiam a luz e geram sombras na retina. Portanto, as moscas volantes nada mais são do que esses minúsculos grumos dentro do olho, no gel vítreo. O que de fato vemos são as sombras dessas manchas que são projetadas na retina.

Além da visão de pontos, esse fenômeno também pode gerar outras imagens, como nuvens, linhas, círculos ou teias de aranha.

Quer saber mais sobre moscas volantes? Agende uma consulta com um de nossos especialistas

Fonte imagem: https://www.murraysopticians.co.uk/single-post/What-are-Flashes-and-Floaters

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

©  1979 - Roizenblatt Médicos Associados

  • White Facebook Icon

Av. Angélica 1996, 1 andar - Higienopolis - SP. CEP 01228-200

Tel: 011-3826-4720   /  011-38257374   /  011-3666-6359