©  1979 - Roizenblatt Médicos Associados

  • White Facebook Icon

Av. Angélica 1996, 1 andar - Higienopolis - SP. CEP 01228-200

Tel: 011-3826-4720   /  011-38257374   /  011-3666-6359

Cirurgia ocular robótica: mito ou verdade?

April 29, 2019

A cirurgia dos olhos requer que o médico tenha alta destreza nas mãos para garantir que o manuseio dos delicados tecidos oculares seja hábil e preciso. Assim, se os cirurgiões dispusessem do auxílio de robôs, isso certamente seria de grande valia para aumentar a segurança do procedimento. A robótica também tem potencial de ajudar no acesso a centros cirúrgicos remotos onde não há tecnologia ou profissionais de ponta.

 

Mas afinal, já existe cirurgia ocular em humanos sendo feita por robôs?

A resposta é sim, mas a técnica está em etapa de validação através de estudos clínicos.

 

Inclusive, a Dra. Marina Roizenblatt, médica oftalmologista da clínica Roizenblatt acaba de retornar dos Estados Unidos após concluir o programa de “Pos-doctoral Research Fellowship” na área de uso da robótica aplicada à cirurgia de retina. Tal experiência só foi possível graças ao grande apoio que recebeu do IPEPO e da Fund. Lemann. Segue abaixo foto de um dos experimentos do qual participou. Segue abaixo foto de um dos experimentos do qual participou.

 

Com relação às cirurgias da parte da frente do olho, o robô Da Vinci já foi usado em experimentos em animais para dar pontos na córnea, fazer alguns passos da cirurgia de catarata e tirar pterígio. Falando agora da cirurgia de retina, uma característica chave é que muitos dos aspectos desafiadores desse grupo de procedimentos ocorrem além dos limites fisiológicos das mãos humanas. É um espaço pequeno e fechado que não tolera erros.

 

Esse tema é algo muito novo e que está sendo estudado apenas nos centros oftalmológicos mais avançados do mundo. Em 2018, um grupo de cientistas de Oxford descreveu o primeiro estudo em humanos de segurança da cirurgia robótica para operar a retina. Eles tiraram uma fina membrana da parte da frente da retina de 12 pacientes. Os casos operados por robô ou pela técnica tradicional foram igualmente bem-sucedidos.

 

Não há dúvidas de que haverá grande melhoria cirurgia ocular quando houver ampla disponibilidade do uso de robôs para capacitar o cirurgião de uma precisão sobre-humana. O crescimento da tecnologia robótica aplicada à cirurgia oftalmológica promete expandir as opções de tratamento, reduzir as taxas de complicações e criar o potencial para tratar condições que previamente não dispunham de soluções concretas.

 

Dra Marina Roizenblatt durante experimentos com robô na Universidade Americana Johns Hopkins

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Cirurgia ocular robótica: mito ou verdade?

April 29, 2019

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square