A pandemia do Covid-19 causou aumento de grau de miopia em crianças

📈 Segundo estudo realizado em uma população de crianças chinesas, houve um aumento de até 3 vezes na prevalência da miopia em crianças de 6 a 8 anos no ano de 2020, quando comparado aos 5 anos anteriores. O motivo é claro, as crianças se viram obrigada a substituir as atividades que realizavam em ambientes externos e/ou focando longas distâncias por atividades com foco a curta distância e em ambientes internos. A professora que ficava lá na frente na sala de aula passou a ficar há poucos palmos projetadas na tela do computador, o futebol de campo do recreio foi substituído pelo videogame na sala, e por ai vai..


😬 Sabe-se que a diminuição da atividade ao ar livre está significativamente associada a uma maior incidência de miopia em crianças em idade escolar, porém não se sabe ainda ao certo se isto está relacionado à privação de focalização a longas distâncias, uma vez num ambiente externo, ou se exista algum efeito direto da luz solar nesse mecanismo.


👀 E aqui vai um link com a retina: quando o paciente tem mais de 6 graus de miopia, o que é denominado “alta miopia”, sabe-se que há um risco maior de ele desenvolver problemas na retina, como é o caso do descolamento de retina. Moral da história, é muito importante cuidarmos da saúde dos olhinhos das crianças, mesmo durante esse período de pandemia.



Posts Em Destaque
Posts Recentes