Abril Marrom – Mês de Prevenção e Combate à Cegueira

A partir de 2016, foi instituído que durante o mês de abril seriam realizadas atividades com a missão de conscientizar e educar a população brasileira sobre a importância da prevenção e tratamento precoce de doenças oculares que podem causar cegueira. E aqui vai uma curiosidade: o marrom foi escolhido para essa companha de abril por ser essa a cor dos olhos da maioria dos brasileiros.

Segundo dados da Academia Americana de Oftalmologia, a principal doença da retina que está relacionada à cegueira é a degeneração macular relacionada à idade, seguida pela retinopatia diabética (doença da retina que é consequência de um descontrole do diabetes).

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 80% de todas as causas de cegueira são evitáveis ou curáveis quando diagnosticadas de modo precoce, por isso é importante que você visite o oftalmologista pelo menos 1 vez por ano, já que as doenças oftalmológicas iniciais podem não dar qualquer sintoma visual. Assim, se faz mais de 1 ano que você não faz uma consulta oftalmológica, aproveite o abril marrom para fazer o seu check-up!


Posts Em Destaque
Posts Recentes