Cirurgia de Retina Robótica

O sucesso de uma cirurgia da retina demanda do médico especialista uma alta destreza de suas mãos e um treinamento prévio em centros especializados de excelência, uma vez que a retina é um tecido extremamente fino e delicado e que, acima de tudo, não se regenera. Assim, se os cirurgiões dispusessem do auxílio de robôs, isso certamente seria de grande valia para aumentar a segurança do procedimento.

Mas afinal, já existe cirurgia ocular em humanos sendo feita por robôs? A resposta é sim, mas a técnica está em etapa de validação através de estudos clínicos. Em 2018, um grupo de cientistas de Oxford descreveu o primeiro estudo em humanos de segurança da cirurgia robótica para operar a retina. Eles tiraram uma fina membrana da parte da frente da retina (membrana epirretiniana) e os casos operados por robô ou pela técnica tradicional foram igualmente bem-sucedidos.

Inclusive, a Dra. Marina Roizenblatt acaba de retornar da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos após concluir o programa de “Pos-doctoral Research Fellowship” na área de uso da robótica na cirurgia de retina. Essa experiência foi possível graças ao apoio que recebeu da Fundação Lemann e do IPEPO.

Segue abaixo foto de um dos experimentos do qual participou:



Posts Em Destaque
Posts Recentes