Curiosidades sobre a Cirurgia de Retina

  • Como funciona a cirurgia de retina?

Em linhas gerais, há 3 técnicas principais para realização de uma cirurgia de retina. O cirurgião pode inclusive optar pela combinação de mais de uma técnica para o tratamento da doença ocular em questão.

  1. Vitrectomia via pars plana: através desse tipo de cirurgia, é possível o acesso a todo o segmento posterior do olho, de modo a permitir o tratamento de diversas doenças da retina.

  2. Retinopexia convencional: usada no tratamento do descolamento de retina, consiste em costurar uma faixa de silicone ao redor do olho, de modo a empurrar a esclera (parede externa do olho) em direção à retina que está descolada.

  3. Retinopexia pneumática: técnica também usada no tratamento do descolamento de retina, na qual uma bolha de um gás específico é injetada dentro do olho.

  • A cirurgia de retina é uma urgência?

Isso vai depender da doença de retina com a qual você foi diagnosticado.

Por exemplo, uma cirurgia de retina que foi indicada para tratamento de um descolamento de retina em que a parte central da retina ainda está na posição correta (descolamento de retina com a mácula colada) é sim uma cirurgia que deve ser feita com urgência.

Já se você foi diagnosticado, por exemplo, com uma fina membrana em cima da retina (membrana epirretiniana), aí não se trata de uma urgência e a cirurgia pode ser agendada com mais calma.

  • Como é o pós-operatório de uma cirurgia de retina?

De modo geral, é necessário que o paciente faça repouso depois da cirurgia, mas sem necessidade de permanecer internado no hospital, nem antes e nem depois da cirurgia.

Em casos em que uma das etapas da cirurgia foi a injeção de “gás” dentro do olho, o paciente vai precisar ficar um tempo na mesma altitude, o que significa não fazer viagens até que seja liberado pelo seu médico.

Outra particularidade do pós-operatório de cirurgia de retina é que, em alguns casos, o oftalmologista pode pedir para que o paciente faça por alguns dias uma posição da cabeça chamada “face down”, posição esta em que o paciente deverá permanecer olhando para baixo por algum tempo ao longo do dia.



Posts Em Destaque
Posts Recentes