Curiosidades sobre a lágrima – parte 1

As lágrimas estão costumeiramente presentes num filme emocionante ou quando cortamos uma cebola em pedaços, mas muitas vezes não nos damos conta da importância delas no nosso dia a dia. Na realidade, nós produzimos as lágrimas o tempo todo em uma quantidade aproximada de 15 a 30 galões por ano.

No que se refere a sua função, as lágrimas são essenciais para enxergarmos com nitidez e mantermos saudável a parte da frente dos olhos. Outra função que cabe às lagrimas é ajudar na comunicação das emoções.

Não sei se você sabia, mas o nosso corpo produz 3 tipos diferentes de lagrimas:

Tipo 1 – Lacrimejamento basal. Esta lágrima é produzida continuamente com a finalidade de lubrificar, nutrir e proteger a córnea, tecido transparente que forma a parede anterior do olho.

Tipo 2 – lacrimejamento reflexo. Lágrimas que são produzidas quando os nossos olhos precisam lavar ou retirar algo que está causando alguma irritação ocular, como por exemplo fumaça ou corpos estranhos. Esta lagrima é produzida em quantidades maiores do que o lacrimejamento basal e podem conter mais anticorpos para ajudar no combate a bactérias.

Tipo 3 – Lacrimejamento emocional. Lágrimas que são produzidas em resposta à alegria, tristeza, medo e outros estados emocionais.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square