Curiosidades sobre os olhos claros

Pegando o gancho do post anterior em que desmistificamos a falsa eficácia dos óculos com filtro de luz azul, vamos nos manter falando da mesma cor azul, mas dessa vez, mais especificamente, dos olho azuis. Na realidade, quero falar dos olhos claros de modo geral, sejam azuis, verdes ou castanhos claros.

Olhos claros correm maior risco de sofrerem danos causados pela luz ultravioleta. Assim, se você tem olhos claros, atente-se para proteger a sua visão com o uso de chapéus e óculos escuros quando estiver em um ambiente ensolarado.

Segundo a Sociedade Americana de Oncologia, pessoas com olhos claros têm maior probabilidade de desenvolver um câncer ocular chamado de melanoma uveal do que pessoas com olhos e pele mais escuros. Outra doença ocular que é mais comum em indivíduos com a íris clara é a degeneração macula relacionada à idade, doença da retina que representa a principal causa de cegueira acima de 50 anos nos países desenvolvidos. Por fim, pessoas com olhos claros tem maior sensibilidade a luminosidade, sintoma conhecido como fotofobia. Olho claros tem menos pigmentação, sendo, portanto, menos capazes de bloquear a entrada de luz dentro do globo ocular.

Moral da história: cada olho tem suas particularidades, o importante é que você mantenha as suas consultas oftalmológicas com uma frequência de pelo menos 1 vez por ano, só elas serão capazes de garantir a preservação da sua saúde ocular.



Posts Em Destaque
Posts Recentes