Devemos ter medo da luz azul? Os óculos com filtro de luz azul são eficazes?

Já digo de saída que a resposta para ambas as perguntas é: Não

Quando você olha para uma tela digital por muitas horas seguidas (e nesse grupo nós incluímos o computador, a TV, celular ou o tablet), você está sendo exposto à luz azul do dispositivo. Algumas notícias alarmistas afirmam que esta luz azul pode causar prejuízos a sua visão, recomendando, portanto, o uso de óculos com filtro de luz azul ?, mas a verdade é que não há evidências científicas de que a luz azul de dispositivos digitais pode causar danos aos seus olhos.

O que aconteceu foi o seguinte: pesquisadores da Universidade de Toronto estavam estudando o que acontece quando uma substância química específica presente no olho, chamada “retinal”, é exposta à luz azul, e eles demonstraram um efeito tóxico desse composto. Entretanto, as descobertas do estudo não podem ser transformadas em recomendações para pessoas no nosso dia a dia. Isso porque o “retinal” é tóxico para algumas células, estando elas ou não exposta à luz azul. Além, disso, células vivas da retina têm proteínas que podem protegê-las desses efeitos possivelmente tóxicos.

Um dado interessante é que, embora as pessoas frequentemente associem a luz azul a computadores e telefones, a maior fonte de luz azul é proveniente da luz solar. Outras fontes incluem luz fluorescente, lâmpadas fluorescentes compactas e a luz de LED.

Conclusão: Ignore essa propaganda toda de que os óculos com filtro de luz azul protegem os olhos, eles são caros e não vão trazer-lhe nenhum benefício para a sua visão.



Posts Em Destaque
Posts Recentes