Espasmo de acomodação – Parte 2

Ainda falando do tema de “espasmo de acomodação”, uma condição que tenho visto direto no consultório, principalmente nesta era de “home office”, vamos aprofundar mais neste assunto com algumas perguntas:

Ficar muito tempo no computador influencia o espasmo de acomodação? Por quê? Sim. O espasmo de acomodação em geral é resultado de um esforço excessivo e por tempo prolongado para a focalização de um objeto próximo, o que inclui o uso excessivo de qualquer dispositivo eletrônico, como o computador.

Além do excesso de computador, existem outros fatores que causam esse problema? O estresse parece ser outro fator predisponente para a ocorrência do espasmo de acomodação. Causas mais raras que podem ser listadas são: trauma craniano e uma cirurgia refrativa prévia.

Como faço para saber se o que eu estou sentido é a necessidade de uso ou correção dos meus óculos ou é um espasmo de acomodação? Aqui entra uma importante questão: o espasmo de acomodação pode ser confundido com a miopia. Alguns dos sintomas frequentemente associados ao espasmo de acomodação são o embaçamento visual, a cefaleia, a fadiga visual no final do dia e a dificuldade de concentração, sintomas que também são referidos pelo paciente míope. Assim, o espasmo de acomodação também pode ser chamado de “pseudomiopia”, uma vez que se trata de uma miopia transitória que decorre da contratura excessiva do músculo ciliar e que, portanto, pode ser potencialmente reversível. O único jeito de diferenciar a miopia do espasmo de acomodação é através de um exame oftalmológico detalhado que inclua a dilatação da pupila.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square