História da Clínica Roizenblatt: o Início (Parte 1)

A nossa história começou há muitos anos atrás com o Dr. Jaime Roizenblatt, o idealizador da Clínica Roizenblatt. Filho de uma família judaica, de imigrantes europeus que vieram ao Brasil no início de 1930, quando a Europa passava por um período de grande depressão econômica e fome. Seus pais deixaram como herança apenas o amor pelos estudos e pelo conhecimento. Tendo sempre estudado em escolas públicas, o Dr. Jaime conseguiu realizar seu sonho de se tornar médico oftalmologista, e nisso teve um enorme apoio da família, e de várias fundações e instituições, tendo recebido o La Salle Foundation Grant, o Jules Stein Eye Institute Postdoctoral Scholarship, o Rotary Foundation Educational Award, o Fight for Sight Postdoctoral Research Scholarship, o Research to Prevent Blindness International Research Scholar Grant, e o Allergan-Lok Award.

Nos anos de 1970 estava nascendo uma nova subespecialidade dentro da Oftalmologia, a área de Cirurgia Vitreorretiniana, na qual o Dr. Jaime fora se especializar nos EUA. Voltando ao Brasil no final dessa década, encontrou uma enorme dificuldade: a falta de equipamentos cirúrgicos adequados, que eram importados e caríssimos na época. Aceitou o desafio proposto pelo seu antigo orientador nos EUA, Dr. Allan Krieger, e com isso o Dr. Jaime começou a desenvolver vários aparelhos no Brasil para a área de cirurgia de vítreo e retina, tendo obtido várias patentes no Brasil e no exterior. Por conta dos seus trabalhos foi homenageado duas vezes com o Prêmio Governador de Estado de São Paulo.

Na foto, o governador à época (1984), Sr. André Franco Montoro entregando o Prêmio Governador do Estado ao Dr. Jaime Roizenblatt.



Posts Em Destaque
Posts Recentes