Mas afinal, o que é glaucoma!? Ele dá algum sintoma!?

Por definição, dá-se o nome de “glaucoma” à condição que causa danos ao nervo óptico, geralmente devido ao aumento da pressão dos olhos. Caso não tratado, o glaucoma pode levar à cegueira ao longo de anos de evolução da doença.

Estamos então diante de uma doença que pode ser potencialmente grave se não diagnosticada e tratada precocemente! Frente a isso, muitos pacientes perguntam: quais são os sintomas do glaucoma para eu ficar atento nesta questão?

E aí que mora o perigo: na grande maioria dos casos, o paciente com glaucoma não sente nada diferente, principalmente no início da doença.

A solução para isso então é garantir um acompanhamento médico frequente, uma vez que só o oftalmologista é capaz de estabelecer um diagnóstico precoce da doença, caso ela apareça. E isso se dá através de um detalhado exame clínico que inclua sempre a medida da pressão ocular e a análise do nervo óptico, através do exame de fundo de olho.

Em seus estágios avançados, o glaucoma causa redução progressiva do campo de visão e posteriormente perda da visão central, e é isso que precisamos evitar a todo custo.


Foto A: visão normal.

Foto B: visão de um paciente com glaucoma avançado.

Posts Em Destaque
Posts Recentes