O meu bebê lacrimeja a todo o tempo, isso é normal?

A causa mais provável para o sintoma de lacrimejamento constante entre os bebês é a “obstrução da via lacrimal”. As lágrimas que hidratam a superfície ocular drenam por uma pequena abertura no canto do olho, de modo que o líquido entra em nosso nariz, onde é absorvido. Dá-se o nome de obstrução da via lacrimal quando esta via está totalmente ou parcialmente ocluída. Uma vez que a lagrima não tem mais por onde ser drenada, ela então causa um lacrimejamento constante.

Aproximadamente 5% dos bebês apresentam alguns sintomas de obstrução da via lacrimal e a causa principal é a persistência de uma membrana embrionária em uma das válvulas que compõe este caminho de drenagem das lagrimas.

Atenção: Como suas lágrimas não estão sendo drenadas conforme deveriam, elas muitas vezes permanecem estagnadas na via de lacrimal, promovendo o crescimento de bactérias que podem levar a infecções da via lacrimal, condição conhecida como dacriocistite. A dacriocistite causa dor, vermelhidão e inchaço ao redor da via lacrimal, podendo as vezes drenar pus do local.

A condição geralmente melhora sozinha em 96% dos casos durante o primeiro ano de vida. O oftalmologista pode as vezes recomendar a realização de uma massagem local a fim de acelerar a resolução do processo. Em raros casos, é indicado o tratamento cirúrgico.



Posts Em Destaque
Posts Recentes