O Olho Biônico

No mundo da ficção científica, são frequentes os robôs com olhos artificiais, bem como os olhos biônicos usados para restaurar a visão de pessoas cegas. Essa ideia tem encantado cientistas há anos, porém os olhos biônicos, ou próteses visuais, estão prestes a sair do mundo da ficção para se tornarem uma realidade.

O objetivo prático desses dispositivos é restaurar a visão de pessoas que sofrem de cegueira parcial ou total. Embora haja muitos projetos em andamento na corrida pelo desenvolvimento de um olho biônico ideal, o Argus II é o único modelo já aprovado pelo FDA. Trata-se de um implante de retina eletrônico utilizado no tratamento de pacientes com retinose pigmentar avançada, uma doença genética da retina. Para funcionar, o Argus II deve ser colocado cirurgicamente embaixo da retina do paciente. Ainda que a visão resultante não seja igual a das pessoas com visão normal, o Argus II tem o potencial de proporcionar uma visão que resulta em maior mobilidade e independência.

Assim, com o crescente avanço da ciência, estamos cada vez mais perto de alcançar tratamentos inovadores para um dos desafios humanos mais antigos da história: a cegueira.



Posts Em Destaque
Posts Recentes