O que são os óculos de descanso?

Não são poucos os pacientes que chegam no consultório pedindo por óculos de descanso para enfrentar as longas jornadas de computador no seu dia a dia. Mas há muito mitos e verdade referentes a este tema, vamos falar aqui sobre alguns deles.

  • O que são os óculos de descanso?

Nada mais são que os óculos de leitura indicados para a presbiopia. Presbiopia é uma dificuldade de enxergar de perto que começa a aparecer a partir dos 40 anos de idade. Assim, não faz o menor sentido alguém com menos de 40 anos usar óculos para descanso. Aprofundando mais no tema, a presbiopia aparece por uma fadiga da musculatura ocular típica desta faixa etária. Antes desta idade, estes músculos funcionam normalmente, sendo capazes de transitar entre a focalização de perto e de longe sem maiores dificuldades, não precisando da ajuda de um óculos para isso.

  • O “óculos de descanso” tem um grau específico?

Certamente. E este grau deve ser calculado durante uma consulta oftalmológica completa.

  • Se eu tenho menos de 40 anos e me canso para ler de perto, o que devo fazer?

Muitas coisas podem estar acontecendo, mas antes de tudo saiba que comprar “óculos de descanso” não vai resolver o seu problema. A primeira coisa a ser feita é passar em uma consulta oftalmológica completa. Pode ser que você precise, por exemplo, de óculos para miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Outra opção é que a lubrificação dos seus olhos esteja inadequada. As possibilidades são diversas e o oftalmologista é a melhor pessoa para te ajudar neste tipo de situação.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square