Para o que servem as sobrancelhas?

Ao longo da evolução da espécie humana, notou-se a diminuição da quantidade de pelos corporais e faciais. Entretanto, as sobrancelhas se mantiveram presentes acima dos nossos olhos. Mas além de uma função estética, existe uma razão biológica ou funcional para termos cabelos acima e ao redor dos olhos.

Como função primordial, as sobrancelhas agem como uma barreira de proteção.

Acredita-se que as sobrancelhas, área de pelos delicados em conformação curva localizada acima de nossos olhos canaliza a umidade indesejada, por exemplo proveniente do suor, para longe do olho, a fim de garantir a preservação de uma boa visão. A forma e a direção dos cabelos facilitam o fluxo de umidade lateralmente ao redor dos olhos, ao longo do lado da cabeça. Eles também ajudam a bloquear a luz e filtrar poeira e sujeira que poderiam cair nos olhos caso as sobrancelhas não estivessem presente. Por fim, as sobrancelhas também desempenham um papel importante na comunicação humana e na expressão facial. Elas são capazes de exagerar expressões como felicidade, surpresa e raiva.

Como sempre falamos nestes posts, há um intima interação da saúde ocular e a saúde do corpo em geral. Nesse sentido, certas doenças autoimunes e desequilíbrios hormonais, como calvice, hipotireoidismo e lúpus, podem causar queda de pelos nas sobrancelhas.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square