Para que serve o laser na oftalmologia?

A palavra “laser” vem do inglês, abreviatura de light amplification by stimulated emission of radiation = Amplificação de Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Trata-se de uma tecnologia que tem sido cada vez mais utilizada na medicina como sinônimo de precisão e sofisticação. E, claramente, a oftalmologia não ia ficar para trás, de modo que hoje temos diferentes utilidades do laser no tratamento ocular, seguem algumas:

  • Fotocoagulação a laser de retina: laser usado para tratar uma série de doenças retinianas, incluindo roturas da retina e a presença de vasos anormais, que podem ser gerados por diabetes descontrolado ou então por oclusão de vasos da retina.

  • Iridotomia com yag laser: usado para tratamento de uma situação conhecida como “glaucoma de ângulo fechado”. Neste tipo de doença, começa a haver o aumento da pressão de dentro do olho porque a via de escoamento, o “ralo” do olho, não está funcionando bem. Na iridotomia, é criado um novo caminho para que o liquido saia de dentro do olho, de modo a regularizar a pressão ocular.

  • Capsulotomia com yag laser: tratamento usado após uma cirurgia de catarata para retirar alguma opacidade que pode se formar atrás da lente colocada dentro do olho. Em termos leigos, trata-se da “limpeza” da lente que é colocada dentro do olho em uma cirurgia de catarata.

Caso o paciente tenha indicação para realizar algum desses tratamentos a laser, todos estes equipamentos estão disponíveis no nosso consultório.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square