top of page

Quais sinais podem sugerir que o olho da criança está “preguiçoso”?

Aqui que mora o problema: quando a ambliopia (olho preguiçoso) acomete apenas 1 dos olhos, na maioria das vezes, a criança pode não perceber que não está enxergando legal daquele olho e nem demonstrar sintomas para que o adulto perceba que isto está acontecendo. Na minoria dos casos, a criança pode manifestar alguns sinais, como estrabismo por exemplo. Já quando a baixa visual acomete ambos os olhos, os sinais costumam ser mais evidentes e podem incluir um baixo desempenho escolar, dores de cabeça, o ato de apertar os olhos na tentativa de enxergar melhor, dentre outros.

Por isso é tão importante que as crianças façam visitas regulares a um oftalmologista, as quais devem ocorrer no mínimo 1 vez por ano, sendo a primeira consulta antes de 1 ano de idade.

Os oftalmologistas diagnosticam a ambliopia verificando se a visão difere entre os dois olhos do paciente. Para isso, uma das estratégias é cobrir um dos olhos da criança e observar se ela consegue acompanhar um objeto em movimento. O médico também pode observar como a criança reage quando um olho é coberto. Se um olho tiver ambliopia e o outro estiver coberto, a criança vai tentar retirar o objeto que tampa o olho bom ou desviar dele. Além disso, o oftalmologista fará um exame oftalmológico completo, procurando outros problemas oculares que possam estar afetando a visão.

Mas atenção: é importante ressaltar que visão ruim em um olho nem sempre significa que uma criança tem ambliopia, por isso fazer consultas regulares com o oftalmologista é tão importante.

Descubra no próximo post como tratar o olho preguiçoso.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page