Você fuma? Saiba que o cigarro pode estar trazendo malefícios também para os seus olhos. (Parte 3)

Este é o post final sobre a associação do tabagismo com as doenças do olho. Seguem algumas últimas condições que quero comentar.

1. Uveíte

Fumar pode levar a uma doença que afeta a parte do olho chamada de úvea (conjunto de estruturas formadas pela íris, corpo ciliar e coroide). Uveíte é quando esse tecido fica inflamado, de modo a fazer com que os olhos fiquem vermelhos, doloridos e causando baixa de visão.

2. Doença de Graves

Trata-se de uma doença autoimune, que gera uma anomalia no funcionamento da glândula tireoide, a qual passa a produzir uma quantidade excessiva de hormônios. Um dos sintomas clássicos da doença é a protrusão anormal dos olhos, condição esta que tende a ser pior caso o individuo seja tabagista.

3. Se grávida, fumar pode danificar os olhos do seu bebê

Se você fuma durante a gravidez, seu bebê tem 5 vezes mais chances de contrair meningite bacteriana quando criança. A meningite, por sua vez, pode causar infecções oculares, dentre outros problemas de visão. Além disso, fumar durante a gravidez aumenta o risco de se ter um parto prematuro e o nascimento prematuro de seu bebê pode ocasionar um problema ocular grave chamado de “retinopatia da prematuridade”, que se não tratada adequadamente leva a cegueira.

Bom, depois de termos falado tanto de quão mal o cigarro faz para os seus olhos, fica claro que é prejudicial para seus olhos fumar ou conviver diariamente com pessoas que fumam (tabagismo passivo). Evitar o tabagismo é certamente um dos melhores investimentos que você pode fazer para sua saúde ocular a longo prazo.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square