Você sabe por que temos 2 olhos?

Já ouviu falar de ciclopes? Trata-se de um ser idealizado pela mitologia greco-romana pertencentes à raça dos gigantes. Os ciclopes caracterizam-se por possuírem apenas um único olho no meio da sua testa. A palavra ciclope significa “olho redondo”.

Aí paramos para pensar, será que se tivéssemos apenas 1 olho não seria o suficiente? Por que 2? Deve haver alguma explicação para isso.

Não apenas deve, como de fato há uma justificativa para termos 2 olhos!

Na realidade, há 2 razões principais para a presença dos 2 olhos. A primeira, é permitir a percepção de profundidade (visão tridimensional) e, a segunda, é ampliar o campo de visão que enxergamos a nossa volta.

Falando da visão tridimensional, o nosso cérebro recebe a imagem que é formada por cada um dos nossos olhos e conjuga ambas para nos permitir ter a noção de profundidade. É esta a habilidade que nos permite, por exemplo, perceber a distância exata entre os dois objetos no nosso campo visual.

E então entramos na questão do campo visual, que é quase duplicado pela presença dos 2 olhos. Devido ao fato da posição diferente de cada um dos olhos, eles captam imagens diferentes também. O olho direito ajuda mais na visão periférica do campo direito e o olho esquerdo na periferia do lado esquerdo. Estas imagens são fundidas pelo cérebro, ampliando o campo de visão binocular.

Não é surpreendente? A natureza de fato é sabia…




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square